-
Arquitetos: CoDA Arquitetura
- Área: 223 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Fittonia Garden, Lumini, Objeto Casa, Primavera Enxovais, Prime Armários, WS marmoraria, WSG
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terceiro apartamento da série de reformas da CoDA em projetos do arquiteto Marcílio Mendes Ferreira fica localizado na quadra 210 sul, em Brasília. O bloco é considerado um dos mais bem preservados da capital e chegou a receber o selo CAU/DF por seu valor histórico em 2020.
Os proprietários deixaram claro o grande apreço que tinham pela história arquitetônica do local. Por esse motivo, pediram ao escritório que preservasse ao máximo as características originais das fachadas do edifício, com seus brises verticais de concreto e cobogós fabricados na própria obra. Ao mesmo tempo era necessária a atualização da planta original, especialmente nas áreas molhadas, para em substituição de instalações antigas, proposição de novos armários e especificação de mobiliário a ser comprado.
Nesse contexto, o principal desafio do projeto foi redesenhar a cozinha de forma a obter uma ventilação e iluminação natural de maneira direta, separando esse espaço formalmente da lavanderia da casa. Essa solução propiciou também a possibilidade de integração da cozinha com a sala, feita por meio de três painéis pivotantes de madeira. Quando abertos, os painéis remetem aos brises da fachada principal e propiciam a ventilação cruzada de toda a parte social.
Dentro da cozinha, destaca-se a ampla ilha de concreto, moldada no local, em contraste com o as bancadas e armários claros que envolvem as demais paredes. Na passagem da cozinha para os quartos, uma pequena copa reuniu os equipamentos de uso cotidiano da família, como máquina de café, microondas, filtro e geladeira. Ainda na passagem para os quartos, a antiga sala de jantar foi convertida em escritório, liberando também a vista do cobogó.
Na parte íntima a intervenção limitou-se ao desenho dos espaços, sem grandes modificações na disposição original das paredes. Nos quartos, foi proposto um mobiliário leve de madeira e metal, além dos armários com portas deslizantes de vidro. Já os banheiros foram revestidos com pequenas pastilhas brancas e novas bancadas e armários. No banheiro do casal, os cobogós foram revelados atrás de uma parede demolida, deixando a luz natural entrar com abundância.
O mobiliário e objetos escolhidos para compor os ambientes são em sua maioria de design brasileiro, com linhas leves e contemporâneas.